janeiro 05, 2008

Alfaces, Senhor, são alfaces.

Alfaces em Janeiro? Diriam os caros leitores se este blogue tivesse leitores. É verdade, dentro da estufa, claro, porque cá fora o frio ainda aperta. A escrita não estava a resultar, falta de inspiração, e virei-me para a agricultura. Era uma tarefa que não podia esperar muito mais, pois dentro de três dias, teremos lua nova e, nessa altura, o melhor é dedicar-me a outras tarefas. Plantei nada mais nada menos que 57 pés de alface. Nasceram espontaneamente, cá fora, no meio das nabiças, penso que não irão estranhar o ambiente mais quente e protegido da estufa. Só espero que não se amedrontem por estarem à beira das outras mais crescidas, já no ponto de serem colhidas. Aqui fica a foto para que não haja dúvidas.
Até Março, calculo que são suficientes para meu consumo e até me posso dar ao luxo de abastecer também os leitores do blogue desde que o seu número não se altere muito (o número de leitores porque o de alfaces tem tendência a baixar).

2 comentários:

A. Tavares disse...

Amigo Xeringador:
Pelo jeito deve ser Nortenho, plantação de alfaces, cura de azeitonas,isto sim que é qualidade de vida! Quem me dera ter tempo para todas essas coisas de agricultura! Falando de azeitonas, para o próximo ano experimente a cura de azeitona branca(verde) com soda, pois ficam muito boas e saborosas.(Posso dar uma ajuda)
Na cura tradicional, (ou cura grega)é colhida da oliveira e metida em água e sal,até à primeira semana de Março. Nessa altura muda-se a água e faz-se nova salmoura, mantendo as azeitonas com um PH correcto.
Adicionam-se ervas aromáticas ao gosto,alho, louro etc... enquanto se vão comendo.
Cumprimentos,
A. Tavares

Zé Ruela disse...

Meu caro, A. Tavares,
Obrigado pelo seu comentário. Sim, acerta na maioria do que diz mas sobre o ter tempo para essas coisas, quem me dera! Já nem escrevo no blogue, principalmente por falta de tempo. Mas, essa de curar azeitonas com soda... Não volte repetir porque, lá de onde eu provenho, isso é quase uma blasfémia. Fala-se que há quem use essas artes demoníacas ditadas pela diabólica civilização industrial. Mas recomendar esses procedimentos é um passo de gigante para ser proscrito pelos defensores das Nobres Artes da Cura da Azeitona. Mas, aqui que ninguém nos ouve, isso resulta e deixa-as duras e sãs por todo o ano? É que este ano apanhei umas largas centenas de quilos e tenho que preservar o meu investimento.
Havemos de voltar a falar. Se esta vaga de trabalho duro passar sou menino para voltar às escrite e puxar este assunto para a cabeça do blogue.
Um grande abraço do Xeringador.