janeiro 21, 2008

Forno preparado para rosquilhas

Hoje fartei-me de rir com uma expressão usada pelo meu amigo Luciano. Confidenciou-me que leu o meu blogue, gostou mas não ia fazer nenhum comentário, de momento, porque, disse ele - ...nem sempre o forno está preparado para as rosquilhas. Este é apenas um exemplo da forma como a linguagem se socorre e se inspira em tarefas da vida diária para traduzir acções e estados de espírito.
Esta do Luciano nunca tal tinha ouvido mas, sabendo como sei, que ele tem os cinco alqueires bem aferidos, acho que não estarei a puxar a brasa à minha sardinha se concluir que ele, hoje, não estava nada faroleiro. Não quer dizer que tenha acordado com os pés de fora, que estivesse com os azeites ou a fugir com o cu à seringa, não, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Apenas não levava a carta a Garcia porque trazia a pedra a centeio e, como tal, não conseguia levar a água ao meu moinho. Ou, dito de outra forma - não tinha o forno preparado para as rosquilhas.

Sem comentários: