fevereiro 26, 2008

Os fumadores são porreiros

Li, não sei onde nem quando, que os fumadores são mais desprendidos do dinheiro, menos forretas e, ao que parece, dão melhores gorgetas, ou seja, são uns porreiraços. Hoje assisti a mais uma demonstração disso mesmo, ou seria coincidência?
Vinha a conduzir pela E.N.14, nas calmas, quando ouço, atrás de mim, o som de uma sirene. Olho pelo retrovisor e lá estavam os tais de quem dizemos que nunca aparecem quando são precisos. Não foi o caso como vamos ver. Tentei perceber o que é que eles queriam e comecei a encostar à berma pois, se eles decidem lixar-nos, o melhor é pormo-nos a jeito. Mas a berma era estreita e, para não embarrilar o trânsito, achei melhor ir andando e parar onde houvesse mais espaço. Assim fiz, uns 200 metros mais à frente. Eles, os senhores da Brigada de Trânsito, pois está bom de ver de quem se tratava, abrandaram só para me dizer:
- Está autuado - ao mesmo tempo que fazem o gesto de quem fala ao telemóvel.
E seguiram a vidinha deles sem mais delongas. Reentrei na estrada e, por coincidência, acabei por seguir atrás deles por 2 ou 3 quilómetros. E coincidência ainda maior, acabaram por parar a menos de 50 metros do local para onde me dirigia. Nem hesitei, fui estacionar ao lado deles. Enquanto um entrava numa loja o outro saia do carro e acendia um cigarro. E, antes que pensassem que os ia multar, fui logo avisando:
- Sr. guarda, não estou a persegui-lo, eu ia a esta Escola aqui em frente e calhou os senhores pararem. Aproveitei para vir perguntar o que é que se passou porque eu não percebi muito bem.
- Já lhe dissémos que vai ser autuado. Vinha a falar ao telemóvel, aos "esses", e isso dá uma multa graúda, até pode dar apreensão de carta.
- Aos "esses"? Não me apercebi de tal mas, se o senhor o diz...
- Sim, apercebi-me eu e as pessoas que vinham comigo - Olhei e constatei que havia, de facto, mais duas pessoas no banco de trás.
- Graúda? mas quanto? - perguntei
- Cento e vinte euros
- Eh pá... mas apreensão de carta, como é?
- É uma infracção muito grave, se já tiver outras...
- Não, não tenho outras.
- Então já o problema não é tão sério.
E ele, de forma amigável, fez as perguntas típicas dos polícias - o que é que eu fazia, para onde ia... E eu respondi a tudo.
- Olhe, vá lá à sua vida e passe a ter mais cuidado.
- Ora essa, vou ter todo o cuidado do mundo.
Ele lá continuou a saborear o cigarro enquanto eu me afastava a pensar porque motivo me terá perdoado a infracção tão depressa e mesmo sem eu ter pedido nada. Seria para não se chatear enquanto fumava o seu cigarro?

3 comentários:

Jorge Nogueira disse...

Xeringador,

Não te podes queixar!
Ainda há gente boa, até nas autoridades ;)

Abraço

aix disse...

Caro xeringas, deste episódio trági-cómico podem-se fazer várias leituras:
-que não se deve usar o telemóvel quando se conduz
-que tanto não cumpriu a lei o perdoado como o guarda perdoador
-que ser profe compensa(pese embora a actual contestação).
-que o guarda perdoador era fumador mas se o não fosse poderia não ser multador
-que o guarda (fumador) não sabia se o multado era ou não fumador
-que se o perdoado fosse fumador o guarda multador poderia não ser perdoador
-que se o multador (fumador)fosse «porreiraço» teria perguntado ao multado:você é fumador?
-que se o multador (fumador)multasse em função de o ainda não multado ser ou não fumador então o multador (fumador)não seria «porreiraço» mas injusto
-que se o multado tivesse seguido por outra via este multador não o teria multado
-idem para o multador (fumador)
Conclusão:que não se conclua levianamente que os fumadores são «mais porreiraços»que os abstémios.Não quererá o meu Amigo justificar uma retoma?
Um grand’abç e evite recaídas(no fumo e no telélé)

Zé Ruela disse...

Caro Aix, fartei-me de rir com as divagações filosóficas, perdão, ilacções.
Mas tenho que rebater algumas conclusões:
- Eu sei que o caso em aprêço, por si só, não permite chegar à conclusão do título. Apenas coloquei este exemplo sob a mesma luz do estudo que mencionei.
- A conclusão a que chegou acerca da minha profissão é sua.
- Não, de maneira nenhuma estou a justificar uma retoma.
- Obrigado pelo conselho e pela força que me transmite.
- Prometo que, de futuro, irei resistir com mais firmeza aos apelos do telele. Para resistir ao tabaco tem chegado a firmeza habitual.

P.S. Hoje, em Vila Real, apanhei uma multa de estacionamento. É sempre a mesma história, onde estão os polícias fumadores quando precisamos deles?