fevereiro 25, 2008

O feitiço da Lua

Esta manhã, quando ia mudar a água às azeitonas, na verdadeira acepção da palavra, lembrei-me que era o primeiro dia de lua nova. Já não mudei a água, nem sequer toquei nas ditas, não vá o diabo tecê-las. Yo no credo en brujas, pero que las hay, las hay!
Desde há muito que a cultura popular manda planear o trabalho de acordo com as fases da Lua, principalmente as actividades relacionadas com as culturas e manuseamento das plantas, frutas, vinho etc.
A ignorância é atrevida e, frequentemente, quando não percebemos a relação causa – efeito, concluímos que não somos supersticiosos e, do alto da nossa sabedoria, dizemos que não acreditamos nessas tretas. Uma atitude mais humilde ficava-nos bem e levar-nos-ia a considerar a possibilidade de haver alguns fenómenos que ainda escapam ao nosso entendimento.
Qualquer um de nós, através de uma simples pesquisa na net, pode tirar as suas próprias conclusões mas parece não haver dúvidas que, além das marés, sofremos outras fortes influências provocadas pela posição do nosso satélite natural.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Eu leio o teu blogue, gosto do que escreves, mas geralmente não comento.
Continua a escrever.

Beijinhos

Zé Ruela disse...

Cara, anónima,
Depreendo que és cara e não caro; anónima e não anónimo. Pois, caso contrário, com o envio beijinhos, estaria o caldo entornado.
Obrigado por abrires a excepção de comentar já que, como dizes, não costumas fazê-lo.
Bj