fevereiro 17, 2008

Portugueses e portuguesas!

Passei os últimos dias a ouvir intervenções públicas e a irritar-me, de vez em quando, com a forma de alguns oradores se dirigirem ao auditório discriminando o masculino e o feminino dizendo, por exemplo - meus senhores e minhas senhoras!
Faz parte das regras dirigirmo-nos a um grupo usando a forma masculina para englobar todos (os senhores e as senhoras, caros e caras, amigos e amigas...).
Mesmo que haja apenas um senhor no auditório, diz a regra que se use a forma masculina.
Não consigo habituar-me a esta forma de alguém se exprimir (ou será espremer?) que já é quase uma moda. Esta redundância soa-me a discurso vazio e, no mínimo, deixa-me de pé atrás à espera que tentem vender-me alguma coisa.
Serei demasiado susceptível?

Sem comentários: