fevereiro 19, 2008

Regresso ao tabaco

O vício do tabaco é, de facto, um condicionamento muito forte e para toda a vida. Não reagimos todos da mesma forma mas, pelo que tenho constatado, mesmo após longos períodos de abstinência, o tabaco continua sempre presente na nossa cabeça. Não há dúvida nenhuma que se trata de um hábito incomparavelmente mais fácil de adquirir do que de perder.
Há quase um ano, quando eu estava apenas com quinze dias de abstinência, o meu amigo H. B., estava sem fumar havia quinze meses. Com a sua pedagogia de desvalorizar os meus quinze dias, espicaçou a minha motivação. A partir daí, a minha tentativa para parar, à medida que se estendia no tempo, foi ganhando o respeito dele e deixou de ser motivo de gozo.
Agora que ele estava já, desde há 27 meses sem fumar, as contingências da vida levaram-no a voltar a experimentar. Começou por fumar um cigarro em dias mais complicados; passou a fumar também em alturas mais conturbadas e depois nos momentos de stress que, infelizmente, têm sido muitos. Agora, ao que parece, está a começar a entrar na rotina de fumar porque sim.
Meu caro H.B., fico a torcer para que tenhas a serenidade suficiente para pensar e decidir o teu rumo antes de te deixares embalar pela onda que te está a arrastar.

2 comentários:

aix disse...

Caro xeringas,
parabéns por ter deixado de fumar.São todas as vantagens que indicou + a do ribatejano,que não é de desprezar.É preciso é não retomar...nem por brincadeira. A saúde agradece.Abç

Zé Ruela disse...

Obrigado, aix!
Pelos parabéns, pelos conselhos e pelo ânimo que transmite. E sim, também concordo que o ribatejano tem a sua razão em referir a importância de preservar o "brinquedo" a funcionar.
Não sei se foi por ter estado aqui a moderar os comentários sobre o tabaco mesmo ao final da noite, a verdade é que voltei a sonhar que estava a fumar. Mas, contrariamente a sonhos anteriores, ao acordar não senti a habitual sensação de alívio por constatar que se tratava de um sonho. Penso que, mesmo a sonhar, a nossa mente já está ciente que, de vez em quando, é normal sonhar com o tabaco e acaba por integrar essa percepção no próprio sonho e já não se assusta com os sonhos, começando a perceber que se trata fumo a fazer de conta.