dezembro 16, 2007

Passeio no Gerês

Ontem fui, com um grupo, fazer um passeio no Gerês, de Fafião ao Porto da Laje e regresso por Pincães e Cabriteira. Aqui fica uma foto e, quem quiser saber mesmo do que estou a falar, pode dar uma espreitadela nesta página.
Demorámos as 7 horas previstas e, uma vez mais, o percurso não desiludiu. Já o fiz várias vezes mas nunca é demais voltar a percorrer locais tão bonitos. Há alguns locais que visito e de que gosto tanto que nunca digo - Não volto lá porque já conheço. Nada disso, de cada vez há uma visão sempre renovada em que sobram sempre alguns pormenores para a visita seguinte. Pensava que era defeito meu até encontar este texto de Miguel Torga, no seu Diário VIII, em que me revejo por inteiro: " Gosto de rever certas paisagens, ainda mais do que reler livros. São belas como eles, e nunca envelhecem. O tempo não degrada a linguagem que as exprime. Pelo contrário, enriquece-a, até, num esforço de perfeição constante que, embora involuntário, parece intencional. Faz alargar a copa de um carvalho, e reforça determinado volume; outoniça precocemente algumas folhas, e esbate um pouco a cor afogueada duma encosta; entoira um ribeiro, e gera um lago onde se espelha o perfil dos montes."
Para nos guiar e mostrar as coisas mais bonitas da Serra do Gerês, não há pai para o Jorge, meu grande amigo e principal colaborador.

Sem comentários: