março 09, 2008

Bacalhau à minha moda

Hoje, seguindo o exemplo de outros ilustres frequentadores do fórum de Brunhoso deixei lá uma receita de bacalhau que achei por bem partilhar com os meus leitores. Partilhar a receita, já que, aqui na net, até ver, a partilha ainda não é extensiva ao bacalhau.
Então aqui fica a mensagem que lá deixei:
Já que os homens aproveitaram o dia internacional da mulher para sair do armário e assumirem finalmente quem é que cozinha lá em casa, vou aproveitar a deixa e sair também do meu armário. E vou fazê-lo, ou tentar, da mesma forma airosa dos meus ilustres colegas utilizando o truque da receita.
O prato que aqui apresento é do mais simples que há mas, ao mesmo tempo, do melhor que conheço.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 postas de bacalhau demolhado
- Batatas pequenas q.b.
- Uma cabeça de alho
- Entre meio quartilho e meio litro de azeite de Brunhoso (o azeite da zona que confina com o Rio Sabor é semelhante ao de Brunhoso e também pode ser usado neste prato).
Colocar numa assadeira de ir ao forno, as batatas com a casca, o bacalhau e o alho (esmagados); regar abundantemente com azeite e levar ao forno por uma hora. É para cozinhar em azeite, como tal deve levar bastante, mais de meio quartilho. O que sobrar pode-se guardar e usar posteriormente noutros pratos.
O ideal é cozinhar no forno mas, quem tiver pressa pode cozer previamente as batatas e quem estiver mesmo com muita pressa, neste caso demorará uns 25 minutos, além de cozer primeiro as batatas, pode usar o micro-ondas.
Enfim desculpem os truques de um cozinheiro já corrompido pela civilização industrial mas, com a falta de tempo, o micro-ondas, é uma modernice muito útil e o paladar do bacalhau acaba por nem se queixar.
Experimentei hoje esta receita e posso adiantar que, uma vez mais, fez as delícias dos contemplados. Não é para me gabar mas o meu amigo Américo, apreciador de boa comida, perguntou-me uma vez:
- Como é que chamas àquele prato de bacalhau cujo sabor, depois deste tempo todo, ainda tenho na boca?
Elucidativo, este comentário do Américo.
Bom apetite.

Sem comentários: