maio 30, 2008

Rega gota a gota

Após dois anos de pausa, voltei a adoptar o sistema de rega gota a gota.
Este sistema é quase só vantagens: Evita o efeito de lixiviação da terra e a consequente perda de nutrientes; fornece à planta a quantidade de água de que necessita sem necessidade de recurso a mecanismos biológicos de adaptação ao meio; e também, não menos importante, pela poupança de água, imperativo económico e ecológico. Para não falar na facilidade de não ter que fazer mais nada que não seja abrir a(s) torneira(s). Ainda não senti necessidade mas até posso instalar um temporizador com programa de rega e aí... fico com uma horta inteligente.
Depois de montado, o que é muito rápido e barato, a única desvantagem é a facilidade com que os tubos entopem por a água do furo ser bastante barrenta.
O sistema que usava era de montagem mais difícil e não permitia que as diferentes culturas fossem contempladas com a quantidade de água de que necessitavam. O sistema era de tudo ou nada, ou seja, regar ou não regar. Era um bocado difícil conciliar a rega dos tomateiros que requerem pouca água, das alfaces, que querem toda a que se lhe der ou das couves, que não gostam das regas à tarde. Então, como se pode ver na foto, em cada derivação instalei uma pequena torneira que permite fazer regas selectivas.
Posso regar directamente da torneira (água do furo) mas resolvi instalar um reservatório com bóia que fecha a torneira de enchimento. É mais seguro porque, se houver uma ruptura, a perda de água será apenas a que houver no depósito.

16 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde,
no caso do seu sistema de rega gota a gota encontrar-se ligado a um reservatório de água, como é que você obtém a pressão para que o sistema funcione. Obrigado pela atenção.

Zé Ruela disse...

Caro anónimo,
Para a rega gota a gota não é preciso grande pressão. Basta que o nível da água no depósito esteja um pouco mais elevado que que o local de saída para que a água corra por acção da gravidade.
No meu caso até podia ligar a rega directamente à rede de água e assim obter mais pressão mas, por uma questão de prudência não o faço enquanto não instalar um programador de rega. Como a melhor hora para regar é durante a noite, quando não posso estar a vigiar, se houvesse uma ruptura no sistema, correria o risco de toda aquela água se ficar a perder durante toda a noite. Com a utilização do depósito, e com a entrada de água fechada, por um lado se algo correr mal apenas se perde a água do depósito, por outro não me preocupo em ir fechar a água para interromper a rega visto que a rega termina quando a água do depósito acabar.

Anónimo disse...

Boa noite,
Estou a pensar instalar um sistema gota a gota na minha horta, porque até agora tenho usado um sistema com programador e aspersor, mas a horta não gosta muito de ser regada "por cima" então estou a pensar na gota a gota. O meu problema é algo que menciona no seu post, tenho um furo com reservatório e alguns resíduos... O meu problema é como evitar o entupimento, não sei se devo optar por tubos com maior diâmetro e ser eu a furá-los com furos grandes para evitar entupir... Gostava de saber a sua opinião. Muito obrigado.

Zé Ruela disse...

Caro anómimo, desculpe a demora em responder à sua questão mas tenho andado numa tal roda viva que já não me lembro de um ciclo mais endiabrado que este. Nem sequer tenho tido tempo de "curtir" a horta e as novas culturas. A rega, valha-nos o sistema gota a gota, pois, se assim não fosse, já estava tudo seco.
Acerca da sua questão, já passei por ela e já a equacionei e tentei resolver da forma que sugere. Já experimentei furar os tubos entupidos, já os submeti a forte pressão para os tentar desentupir, já tentei limpar regularmente o depósito que se vai acumulado no interior dos ditos abrindo-os na extremidade. Depois de todas estas tentativas não econtrei uma solução que me satisfizesse e, apesar de costumar ser um fulano "poupadinho", acabei vencido e corrompido pela civilização industrial e consumista. Ou seja, passei a usar os tubos apenas por uma vez (uma estação). No final da colheita, ao escouçar a horta, tubos para o lixo e no ano seguinte compro outros novos. Se entupirem, paciência, azar para a planta que deixou de ter água mas não me ralo. Acabaram-se as preocupações da armenagem e o mau aspecto dos tubos acumulados num canto à espera da "rentrée".
Felicidades para as suas culturas.

Cécile Rodrigues disse...

Caro Zé Ruela,

Estou a preparar um artigo com os resultados de 6 sistemas de rega gota-a-gota testados para uma publicação na área da defesa do consumidor. Neste, iremos dar conselhos de instalação e manutenção (para evitar entupimentos). Gostaria de saber se posso fazer-lhe uma entrevista para incluir no artigo. Obrigada e espero poder contar com a sua colaboração

Zé Ruela disse...

Cara Cécile,
Disponha dos meus fracos préstimos nesta temática, venham essas questões. Tem piada contactar-me precisamente um dia após ter instalado de novo o sistema de rega para este ano, até parece que há uma ordem superior que comanda os acontecimentos.

Bloguifrias disse...

Caro Amigo,

Nao abusando da sua generosidade de informação, pedia-lhe o favor de me dizer onde se compram esses tubos de irrigação e se acha que um programador actuará com a pressao de gravidade de um deposito colocado a 3 mets de altura.

Boas colheitas

Zé Ruela disse...

Meu caro bloguifrias, eu comprei na Cooperativas dos Agricultores de Santo Tirso (vulgo Grémio da Lavoura). Sobre a segunda questão, não posso responder. Eu não uso programador nem faço ideia da pressão compatível com o dito.
Obrigado pelo voto mas as colheitas vão de vento em popa.

Anónimo disse...

Quando tiverem os tubos ou os gotejadores entupidos, podem utilizar uma solução de água com ácido muriático, primeiro ficam desobstruídos os gotejadores a seguir abrem os fins de linha das condutas (tubos) e provavelmente ficam com a situação resolvida.

Joao M disse...

Gostaria de saber em que caixote do lixo o senhor pôe a tubagem que diz deitar fora ao fim da época, pois para mim davam muito jeito.

Anónimo disse...

Também existem filtros, a valores perfeitamente razoáveis, que podem ser instalados antes da tubagem, que impedem o entupimento dos tubos.

Anónimo disse...

A Gardena tem um programador de rega que trabalha a pressão zero (pressão barométrica). Pode ligar-se o programador a um balde ou um reservatório, é indiferente. Usa pilhas, que duram cerca dum ano. Tem também um filtro na entrada. Em Portugal não conheço outra marca que venda programadores a pressão zero. Se alguém conhecer gostava de saber.

antonio martins disse...

Caro amigo; gostei muito das suas informações sobre a rega de gota a gota, eu por acaso ainda não tenho,tenho um furo com a respectiva bomba e rego direto. Gostaria de montar um balão, para assim poder instalar torneiras para depois então fazer a rega de gota a gota, sei que é preciso um balão com ar, um pressostato mas o resto não sei mais nada, se por acaso o Senhor souber, ou alguem que tenha conhecimento no assunto, por favor queiram me contactar. Desde já o meu muito obrigado,e continue com as suas informações que são muito claras. Boa noite

Zé Ruela disse...

Caro António Martins,
Pode ligar a rega diretamente à rede. Instalar um depósito é opção. No meu caso montei um depósito de 1000 litros com bóia de corte do tipo autoclismo por uma questão de segurança e de doseamento das regas. Deixando a rega ligada toda a noite correria o risco de perdas ou inundações. Com o depósito, além de evitar esse risco, posso terminar a rega quando acabar a água no depósito. Além disso, para evitar o choque da água fria que as plantas não gostam, posso fazer o enchimento com antecedência e permitir que o sol aqueça um pouco a água. Mas, para a rega gota a gota só precisa instalar um tubo coletor donde partem os tubos perfurados que vão para as plantas. A gravidade, no caso de usar depósito, ou a pressão da água da rede irão fazer funcionar a rega.
Depende do tamanho da área a regar mas, no meu caso, para uma área com cerca de 150 metros quadrados, usei um tubo de uma polegada e meia e daí instalei as derivações de tubo.
Avance com força, o tempo e a experimentação também nos ensinam. Entrei nesta aventura de olhos fechados e, neste momento, até parece que já dou cartas na matéria. Felicidades!

Joana disse...

Olá
Precisava de uma ajuda.....
Tenho sistema de gota a gota montado mas não está a funcionar bem. Não corre uniformemente por todos os tubos, os que não pingam alguns estão com ar e outros tem água cheia mas não pingam.
O meu sistema está montado com um tubo de 2 polegadas, ligado a um depósito em cima de bidons, e desse tubo saiem as torneiras+fitas.
Grata pela atenção

Zé Ruela disse...

Cara Joana, estou aqui só para lhe responder. Há anos que deixei de aparecer neste blogue e tive alguma dificuldade em encontrar as "chaves" para voltar a entrar.
Sobre o seu problema com a rega posso dizer que o conheço bem pois já me deparei com ele. Pelo que me diz só posso concluir que a água que chega aos tubos não é suficiente para alimentar todos as bocas, leia-se saídas, porque a saída de água do depósito é insuficiente ou porque existe algum filtro entupido ou alguma espécie de estrangulamento na saída. Se isso estiver a acontecer a água só vai alimentar as saídas que estiverem de feição, mais perto ou a um nível mais baixo. Esse estrangulamento, a existir, além de diminuir o caudal a distribuir diminui também a pressão da água pois, embora saia de um depósito, a pressão produzida pelo peso da coluna de água é uma ajuda preciosa para que a água saia pelos furinhos dos tubos.
Penso que a solução será fazer mais uma saída nesse depósito e/ou alimentar a rega diretamente de um circuito que tenha alguma pressão.