maio 16, 2008

O método simples para deixar de fumar

Ultrapassado este período que não foi negro mas não desejo ver repetido, aqui estou de novo, de lápis afiado, pronto a voltar à escrita.
Ontem vi à venda o livro de Allen Carr - "O método simples para deixar de fumar". Comprei-o para satisfazer a curiosidade acerca do dito depois de ouvir elogios e de saber que algumas pessoas deixaram de fumar depois de o terem lido.
Não o achei nenhuma obra de arte mas li num ápice as mais de duzentas páginas. Não sei se a maioria das pessoas teria motivação para o ler com a mesma sofreguidão mas, pela parte que me toca, com a fé de um cristão novo, ex-fumador desde há pouco, chamei-lhe um figo. Além disso, em vários aspectos, gostei de ver o percurso e a abordagem do autor, coincidentes quase ponto por ponto com o meu próprio percurso e com as conclusões a que fui chegando depois de, como ele, ter acumulado mais de trinta anos de fumo.
Acredito na eficácia do método que o autor propõe, mas houve um aspecto da exposição que me desagradou e me deixou de pé atrás. Aprecio a frontalidade e não gosto nada de ser enganado mesmo que isso seja feito com intuitos pedagógicos. Concretizando: logo no 2º parágrafo diz que não vai falar dos terríveis riscos para a saúde que os fumadores correm nem da fortuna que gastam. Afinal, do princípio ao fim, ainda que de forma indirecta, repete incessantemente esses mesmos argumentos.
De qualquer forma a leitura de livro trouxe-me algum conforto ao transmitir-me uma atitude mental mais consistente, mais optimista e sobretudo mais defensiva relativamente a (im)possíveis recaídas futuras.

11 comentários:

Unknown disse...

Até que enfim que o nosso xeringas apareceu. Aix, que eu até já pensava:porí já se embufou comigo!
Benvindo.
Agora sobre o fumar o melhor é fazer como o Sócrates: ser apanhado e deixar de fumar. E se o meu Amigo já deixou, para que é que anda a ler livros sobre?Saudades? Não conte comigo se retornar.Até porque se o Allen Carr(com um "o" no fim ficava quase português)lá diz que não vai falar dos terríveis riscos para a saúde nem dos custos do fumar então qual a motivação para deixar? Só se for porque (como já ouvi dizer)aumenta a impotência. Se sim, "vade retro Satanas".Abraço Amigo

Zé Ruela disse...

Caro Aix, era o que faltava estar embufado e logo com gente tão simpática e, pior ainda, sem motivo para tal.
Sobre a questão - porque comprei o livro - essa é fácil de responder. Interessa-me, numa perspectiva pedagógica de educação para a saúde, a forma de abordagem que, supostamente, conduz a tão bons resultados.
Mas permita-me lembrar-lhe que dizer aos fumadores quanto custa o tabaco ou falar-lhes sobre os malefícios para a saúde, é chover no molhado. Alguém dominará essas temáticas melhor do que eles?
Encontrar o estímulo adequado que os leve a interromper o ciclo é a verdadeira questão.

Anónimo disse...

Viva caríssimo
Cá estamos "ambos os dois" de volta, após uma ENORME vitória!
Assim, agora podes dedicar-te aos teus escritos e eu às minhas visitas e comentários.
Um abraço SEMPRE
RP (El bianês)

Zé Ruela disse...

É verdade, el Bianês.
Cá estamos nós, de volta, após uma grande vitória. Quais guerreiros, regressados a casa, após a peleja.
Espero ver-te por aqui, SEMPRE.
E com mais serviço. Um autor como tu, com obra publicada, tem que marcar terreno e ir deixando um ar da sua graça.

Sandra Boulhosa disse...

Depois de 12 anos a fumar (começava logo pela manhã em jejum). Deixei o vício com este livro. Já lá vai 1 ano e 2 meses e não tenho vontade nenhuma de voltar a fumar. aconselho vivamente.

Anónimo disse...

Bom dia,

Estou procurando esse livro mas ele esta esgotado em todas as livrarias.. Tem alguém que tenha interesse em vender o livro o me emprestar ???

Muito obrigada

Diana

Zé Ruela disse...

Olá, Diana,
O livro de que falo acima, depois de o ler, ofereci-o a uma candidata a ex-fumadora. Se assim não fosse teria todo o prazer em to oferecer.
Felicidades para o teu desígnio

Xeringador

DUDU disse...

Eu, uma amiga, minha filha e meu genro, ha anos que nao fumamos a custa desse livro. Penso que o livro, nao pode ser analisado da forma habitual... penos que ha algo na organizacao do discurso que nos leva a perder a vontade de fumar. para mim o facto de dizer que nao posso deixar de fumar, ate acabar de ler o livro, foi uma figura sempre presente... e se no principio era agradavel, a partir de certa parte do livro, nao sei porque comecei a ficar enjoada com o tabaco e tive que acabar de ler o livro a meio. O enjoo foi tal que ainda hoje nao vacilo... enjoa-me so de pensar. mas se resultou connosco, nao quer dizer que resulte com todos... mas tem resultado com muita gente. Pense no livro de outra maneira

samanta disse...

Gostaria de comprar este livro ou lê-lo . Alguém arranja ?

juliosilva2006.blogspot.pt disse...

LIVRO MUITO BOM COM RESULTADOS EXCELENTES PARA A VIDAAAAA... TB DEIXEI O VICIO COM AJUDA DO METEDO SIMPLES.

Anónimo disse...

Boa tarde.

Gostaria de saber se alguem possui algum exemplar que queira vender.

Deixo o meu contacto para o caso de haver interesse: carlasousa27@gmail.com

Obrigada