março 04, 2009

Quem quer ser otário?

As críticas de filmes feitas pelo cidadão comum que se limita a falar do filme que foi ver são, para mim, bem mais válidas e credíveis do que as dos críticos profissionais.
Acabei, mais uma vez, de ter alguns sinais da razoabilidade do meu critério de torcer o nariz aos filmes que conquistam os galardões da praxe. Parece que "Quem quer ser milionário" é apenas um bom filme, "melhor" que uns e "pior" que outros que este ano se estrearam.
Cheguei há muito tempo à conclusão de que, só por mero acaso, um filme muito badalado pela crítica é, de facto, um filme de excepção. Sem pressa de ir ver o dito, estava à espera dos primeiros testemunhos para avaliar o tamanho do barrete que Hollywood, este ano, nos iria enfiar.
Claro que os gostos, também no que respeita a filmes, não se discutem. E um bom filme para os críticos e profissionais da tal sétima arte, profundos conhecedores de tudo o que rodeia o fenómeno, não quer dizer que o seja para mim e para o público em geral. Daí a minha desconfiança sobre os juizos de tais juizes.
Se fosse mauzinho até diria que ganhar os tais óscares não é mais que vencer uma corrida entre os lóbis implicados na promoção dos filmes concorrentes. E o critério artístico conta bem menos que os objectivos comerciais. Um filme apenas razoável, com uma boa máquina de marketing a promovê-lo arrisca-se a "ser o melhor" na óptica de todos os críticos e restantes decisores.
Tudo bem, quem tiver pressa de ir ver essa maravilha que vá para a fila. Cá por mim, também o hei-de ir ver, mas sem pressas, quando calhar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois,pois,por alguma razão se diz que o crítico é um artista falhado.Mas às vezes ajudam, desde que não seja algum psp como o de Braga sobre o belo e simbólico quadro do Courbet!O problema da Arte é complexo, mas o mais provável é nunca agradar a
todos.Sou melómano, mas detesto o Bolero de Ravel.Gosto de poesia,mas não me entusiasmo com Fernando Pessoa.Em matéria de cinema costumo guiar-me por opiniões de amigos ou pela mera curiosidade. Foi o caso de «O estranho caso de Benjamim Button» que esteve nomeado para vários óscares e que achei sem graça.Já o «Revolutionary Road» me impressionou pela qualidade(4***).
E o nosso «Second life» é mesmo de ver.Mas, sem querer ser saudosista,
se puderes ver(mesmo em DVD)o
«Dança com Lobos» ou,então,o
«Casablanca» conta-me as emoções
finais.
E...manda-nos mais postas pois pões sempre problemas interessantes.
Um abç

Anónimo disse...

pra que parar de fumer cara? volta cara, vai por mim, todo mundo morre mesmo um dia, antes morrer fumando.