novembro 12, 2008

Ataraxia

Já conhecia a sensação mas, antes do comentário do meu amigo Aix, nem sabia que existia uma palavra chamada ataraxia e muito menos que se tratava de uma corrente filosófica relacionada com a postura emocional.
O referido comentário pôs-me a reflectir sobre algumas mudanças na qualidade de vida, para melhor, relacionadas com práticas mais saudáveis.
E posso testemunhar, com a minha vivência, aquilo que o FCarvalho diz acerca da obtenção da ataraxia. Libertarmo-nos do vício do tabaco, substituir o automóvel pela bicicleta, cultivar os nossos legumes, fazer compostagem do lixo orgânico, sermos amigos do ambiente e termos comportamentos consentâneos com aquilo em que acreditamos são apenas aspectos parcelares do nosso dia a dia que contribuem para o bem-estar e nos fazem sentir mais calmos e serenos, com a auto-estima em alta e com a sensação de controlo sobre as nossas vidas, resumindo, contribuem para a ataraxia.

1 comentário:

aix disse...

“A sensação de controlo sobre as nossas vidas”- xeringaste muito bem, Zé. De facto a ataraxia é um estado de espírito a que se pode chegar por muitas vias. As filosofias orientais, sobretudo o budismo, são as mais citadas, mas a mundividência judaico-cristã também desenvolveu as suas práticas, como a chamada via mística. A “Sábado” de hoje traz citações de Cícero: «para se ter vida longa é preciso viver devagar»; «nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho»; «o pensamento é livre». E não é preciso levar vida de sibarita, pode-se até beber uns copitos desde que com moderação, porque esta é a medida de todas as nossas acções. Até os médicos dizem: não há doenças, há doentes.