outubro 22, 2008

De bicicleta

Estou prestes a completar a segunda semana desde que passei a usar a bicicleta para me deslocar de casa para o local de trabalho. A distância não chega a 10 km para cada lado e demora uns 25 minutos na ida e 30 no regresso.
Para já estou muito satisfeito com a experiência que, em princípio, será para continuar, pois, até ver, é só vantagens. Até já comprei um impermeável que tenho transportado em vão visto que ainda não apanhei chuva que se visse.
Há anos que eu e o meu caro colega Z.P. falamos em começar a viajar desta forma mas, com a desculpa da falta de segurança, do excesso de trânsito, estradas estreitas, falta de civismo dos condutores, temos vindo sistematicamente a protelar esta decisão.
Este ano, ao equacionar de novo a possibilidade, pensei no horário certinho a começar sempre às 8:30 da manhã, combustíveis em alta, falta de tempo para ir ao ginásio, a anunciada crise, o impacto da queima de combustíveis fósseis na minha bolsa e no ambiente, o meu novo estatuto de ex-fumador, etc e conclui que estavam reunidas as condições para pôr o projecto em marcha. Terminado o período experimental, concluo que tem sido uma óptima experiência e, para já, não tenho sentido nenhuma das dificuldades de que estava à espera. Viajo sozinho pois o meu colega Z.P. ainda continua à espera que a motivação chegue mas, pelo que vejo, há já mais gente a equacionar a mesma possibilidade, pelo menos o L.M. ontem disse-me: - Eh pá, de minha casa aqui são 14,4 km!

5 comentários:

Jorge Nogueira disse...

Excelente ideia!
Oxalá não chova muito!

Abraço

Francisco Carvalho disse...

Louvado seja Deus, Zé! Não seria necessário conspurcares tão admirável notícia com aquele imporém que lá puseste ao lado. Eu cá só olhei para a estrada, e olha que não me parece digna do teu bêéme. Agora, depois do cigarro e desta fico à espera da tua 3ª vitória. E assim, de vitória em vitória, chegarás à ataraxia final: não fumas, não bebes nem nada. Parabéns pela retoma e grandabraço.

Jorge Pimentel disse...

Boa Zé!
O francisco poderia ter referido a tua 3.ª vitória.
- O regresso à escrita -
Agora... não podes parar, nem que chova!

Anónimo disse...

Este Zé é só de vitórias ou não fosse ele o grande Xeringador.
De facto ele já:
-deixou de consumir o poluente fumo do tabaco
-deixou de produzir dióxido de carbono no vai-vem para o trabalho
-nos convidou muitas vezes a consumir o puro oxigénio de Gerês
-estimulou a ida ao não menos puro ar do Poio
-visitou (e com que sucesso!)a também pouco poluida Vila Dala desta poluida Lisboa
-retomou a alimentação deste saudável blog
-nos mimuseou com a imagem de uma couracha ciclista
-vai comentar esta mal estrutura mas estimulante entrada...
Isto é só vitórias. A ecologia agradece e eu peço-lhe que dê a receita das suas vitórias ao meu desastrado Benfica!

Zé Ruela disse...

Obrigado, Jorge, Francisco, Pimentel, Aix, pelos vossos comentários tão amigos, generosos e pedagógicos.
Desculpai a demora na resposta mas tenho andado tão atarefado que, imaginem, neste momento, ainda nem sei como é que ficou o Braga e o Benfica,
Em breve, logo que termine este sufoco, vou responder aos vossos comentários, nomeadamente vou escrever um post sobre a tal "ataraxia" que eu nem sabia do que se tratava e tive que ir ver ao dicionário que raio de bicho era esse que o Francisco Carvalho me estava a acebar.
Agora esperem um pouco mais, em breve, já que vocês merecem, voltarei à escrita regular. Um abraço para vós.